Da série cacheada: Você sabe o que é transição capilar?

quinta-feira, junho 23, 2016

transição capilar é a fase em que você decide parar de usar química e adere ao cabelo natural. Essa fase é caracterizada pelas duas texturas, a lisa e a naturalPara falar melhor disso, trouxe minha amiga que fez esse procedimento completo.. A querida Adrielle Azevedo fez uma mudança radical no visual, no dia 16 de novembro de 2014, passaram-se quase dois anos e fiz algumas perguntas há ela referente ao assunto, vamos conferir a história dela com seus cachos? E o antes e depois? Vem comigo!


  • Lembro quando você cortou... Alguns dias antes da sua formatura e tinha pesquisando e pensado bastante na ideia, tem alguma hora certa para cortar? 
 Não, não mesmo, isso varia de garota para garota. No momento em que se sente confortável com a nova realidade do cabelo, seja ele curto ou longo, mas natural, é a hora de começar a pensar no BC (Big Chop).
  •  Explique com suas palavras Big Chop (BC)?
É o grande corte. É quando você decide retirar todo o cabelo com química e fica apenas com o cabelo natural. É bem comum vermos meninas fazendo o BC quando o cabelo ainda está curto, como é o meu caso, mas também há pessoas que esperam o cabelo ganhar maior comprimento. 
  • Seu cabelo cresceu muito rápido durante esses meses e está um volume incrível. Quais são os cuidados que tomou durante esse procedimento? Usou algo para estimular o crescimento?
Durante a transição o cronograma capilar foi um alicerce para um cabelo bonito e saudável. Eu hidratava 3 vezes na semana com hidratações caseiras a base de óleos e vegetais. O óleo de rícino foi um parceiro importante, pois ele estimula e muito o crescimento capilar.
  • Um ponto negativo e positivo durante a transição?
Viver com duas texturas com certeza é um desafio, entretanto, a muitas técnicas de texturização que podem ser utilizadas para amenizar as diferenças de texturas. A parte boa de tudo isso é quando aprendemos a lidar com a nossos cachos. A descoberta do creme ideal, quais texturizações funcionam melhor, tudo isso, mesmo que pareça pequeno é uma grande vitória para quem está na transição.
  • O que não fazer durante a transição?
É bom evitar prender o cabelo de forma excessiva, fazer escova ou chapinha. Esses procedimentos esticam o fio atrapalhando o processo definição dos cachos. 
  • E depois da transição? É só alegria? 
Depende pra quem se pergunta. Assim que se corta o cabelo os cachos não definem instantaneamente, esse tempo varia de acordo com que você faz na transição (esticou muito o fio ou o deixou enrolar naturalmente?). Muito depende também do psicológico da pessoa. Eu particularmente amei o meu cabelo depois da transição, mas para muitas meninas é uma mudança gigante e difícil. Entretanto é sempre bom ressaltar que depois que se corta a parte lisa o cabelo responde melhor as hidratações, os cachos ao longo do tempo ficam mais definidos além de crescer mias rápido.
  • Quais mulheres que te inspiraram?
Muitas blogueiras como Rayza Nicacio e Ana Lídia Lopes me inspiram bastante, pois me ajudaram durante a transição e pessoas públicas como Taís Araújo, Maju Coutinho, Erika Januza,  Beyoncé, Lupita Nyong e lellêzinha.

  • O que diria para as mulheres que estão pensando nesta ideia?   
Não é uma fase fácil, nem todos os dias conseguimos lidar com o cabelo, o psicológico vai de “como eu estou poderosa hoje” a “meu deus, nunca mais vou sair de casa”, nem sempre temos apoio dos próximos e muitas nem sabem como seu cabelo vai ficar no final do processo. Porém, a liberdade de não depender de cabeleireiros e produtos químicos e saber que você tem o controle sobre o seu cabelo vale realmente a pena. Pelo menos para mim, depois da transição eu aprendi a me aceitar do jeito que eu sou, minha auto estima aumentou e meu psicológico e minha visão sobre o que é ter cabelo natural mudou.






NOTA: Parabéns Adrielle pela iniciativa, você arrasou como sempre nas suas decisões! Cheia de atitude e personalidade. Vou contar pra vocês, ela só me dá orgulho essa menina... Hoje ela está no quarto semestre na faculdade de nutrição, tem 17 anos e está sempre inventando algo, ela gosta de fazer artesanato, fascinada pela criatividade, gosta de tocar ukulele. Naturalmente Baiana, por onde passa contagia quem está ao seu redor. Veio para o RS com 13 anos de idade e vai para Bahia daqui há dois anos (vou sentir tantas saudades). Te amo.

E aí meninas, gostaram de conhecer a história da Adrielle com seus cachos? O que acharam de tudo isso? Não deixe de comentar. Até a próxima, beijos.

You Might Also Like

50 comentários

  1. Eu amo cabelo cacheado e não sei o porquê essas doidinhas de cabelo lindo resolvem alisar!
    Ela ficou linda de cachinhos.
    Beijinhos ❤
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é ter cabelo cacheado hahah. Mas é sempre assim né Ale? muitas vezes quem tem cabelo liso quer cachear e quem tem cabelo cacheado quer alisar, mulher gosta de ser contra! hahah

      Obrigada pela visita, beijos.

      Excluir
  2. Amiga, amei o seu artigo. Sabe que acompanho o blog desde quando você me apresentou né? Adoro seu trabalho, continue assim. Lindaaa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda <3 Sabe como me emocionar, né? hahah

      Pode deixar, obrigada pelo carinho!

      Beijos.

      Excluir
  3. Linda a história dela. Eu tô tentando voltar pros cachos mas é difícil pra caramba!
    Hoje no blog tem post inspiração, espero que goste!
    Beijoos <3

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Imagino.. É uma luta né? Obrigada pela visita!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. super legal sua iniciativa!! no meu caso ocorreu ao contrário !! nunca usei quimica e meus cabelos eram cacheados e hj são ondulados!! bjs :*

    Versos em Batom

    FanPage do Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, incrível quando o cabelo muda de textura por si próprio.

      Obrigada pela visita, beijos.

      Excluir
  6. Cachos são muito lindos!!! Meu cabelo é liso e vivo fazendo cachos nele!
    Muito bom o post! Amei =)
    Um excelente final de semana pra vc!
    Beijinhos,
    carolnagliati.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que show! Também acho lindo, teve uma época que vivia fazendo cachos tb.

      Igualmente para você Carol, beijos.

      Excluir
  7. mts meninas estao fazendo a transição ultimamente, oq é super incrivel, acho esses cabelos bem cacheados, volumosos a coisa mais linda!!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lívia, são um mais lindo que outro.

      Obrigada pela visita, beijos.

      Excluir
  8. Eu amei o post! Desde 2014 eu fico procurando técnicas diferentes para cuidar do cabelo e por causa do low poo eu acabei vendo muitas histórias de meninas em transição, então eu sei como pode ser difícil para muitas cuidas dos cabelos com 2 texturas, lutar contra o preconceito diário de pessoas que não aceitam o cabelo com cachos, etc e tal
    É muito complicado e mexe demais com a autoestima, porém fico feliz que a história da Adrielle é de sucesso e que ela se deu bem com seus cachinhos, que são lindos por sinal! haha

    Eu nunca tive problemas com a textura do meu cabelo, ele sempre foi ondulado e desde criança o que eu mais queria é deixar ele mais cacheado haha meu único drama é querer mudar de cor toda semana :p

    Beijos,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, fico extremamente contente que a Adrielle conseguiu sucesso, como ela disse no post a auto estima dela melhorou bastante e isso é inspirador.

      Hahah tem que ser corajosa tb pra mudar de cor toda semana o cabelo, te acompanho e te acho super estilosa <3

      Beijos.

      Excluir
  9. Amo cachos e estou louca pra fazer com que os meus volte.

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  10. O cabelo dela ficou lindo, adorei a entrevista!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca que bom que você gostou!

      Obrigada, beijos.

      Excluir
  11. Fica lindo ao natural, cada um com um estilo próprio
    e original.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acho tão + bonito o cabelo cacheado! Até queria queria que os meus fossem, mas eles só enrolam nas pontas e se eu pentear, desmancha as ondinhas. O da sua amiga está lindo!

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Adri agradece <3

      Obrigada pela visita Anete, beijos <3

      Excluir
  13. Ficou muito lindo teu cabelo no original! Amei mesmo!!!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Adri agradece..

      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Oi Burna, muito bom post, parabéns!
    Alias, feliz dia das fadas: http://www.h-sama.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu acho muito corajoso quem faz e também acho muito lindo.
    Acho lindo pessoas com cabelos cacheados.
    Beijos e bom final de semana
    Diário de Casada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Tássia

      Obrigada pela visita, beijos.

      Excluir
  16. Que entrevista linda! Adorei a personalidade!

    Beijos.

    Blog Jovens Mães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna, obrigada. A personalidade é o que conta hahah

      Beijos <3

      Excluir
  17. Respostas
    1. A Adri agradece, obrigada pela visita.

      Beijos.

      Excluir
  18. nossa adorei,e o cabelo perfeito...
    https://blogbrilhodasestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Acho tão lindo! Eu tenho uma amiga que quando nós estávamos no ensino fundamental, eu adorava brincar com os cachinhos dela, ficava esticando e soltando pra ver a leveza deles subindo, sabe? Hahaha! Aí vivia falando pra ela "Pelo amor, não alisa seu cabelo" e ela só alisou 1 ou 2 vezes, mas sempre manteve o cacheado ali. Tipo como tá o da Adrielle atualmente. Além de ser mais fácil de cuidar, é algo único que só você tem né? Adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thami, eu tb faço isso com a Adrielle e as vezes até irritar hahah (sou dessas). Imagino que deve ser outra outra vibe assumir os cachinhos, facilitando e se amando <3

      Beijos amore.

      Excluir
  20. Eu adorei a entrevista e saber mais como é a transação e como ela ficou em fazer o procedimento.
    e confesso que o cabelo dela fica muito mais lindo assim cacheado. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Leidiana, obrigada pela visita amada.

      Beijos <3

      Excluir
  21. sei bem como é! já vivi isso e agr to cacheadaaaaaa ♡ ♡ ♡ Tem lançamento no BLOG vem ver!! ♡ http://www.signoritablog.com

    ResponderExcluir
  22. Que cacheado mais lindo querida :D
    Ficou muito bem esse cabelo em você, amei <3
    Beijinhos Jasmim ** | Blog da Jasmim | Fan Page Facebook - New | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Adri agradece Jasmim, obrigada pela visita.

      Beijos.

      Excluir
  23. Adorei saber mais sobre essa decisão e mudança dela, ficou linda mesmo!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Carol <3

      Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  24. Amei entender os termos e saber melhor como funciona a transição. Parabéns pela decisão de mudar, na verdade, de deixar seus cachos fluirem, seu cabelo é muito lindo!!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Adri agradece, que bom que você gostou do post.

      Beijos Thayse <3

      Excluir
  25. Acho que antes de tudo a pessoa precisa ter certeza do que quer e que será uma mudança radical, tem pessoas que começa do zero, com cabelo bem menos que ele. É pura atitude e eu apoio muito a ideia.
    Já estou te acompanhando aqui! Beijos lindeza!

    www.doceencontro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é um grande passo na auto estima da pessoa. Como você disse, é pura atitude.

      Obrigada pela visita, beijos Dallyse <3

      Excluir